Nível C2
(Proficiente)
Capaz de compreender praticamente tudo o que lê e ouve, expressar-se de forma clara e espontânea e usar o idioma de forma flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais.
O nível C2 (Proficiente) é o sexto e último nível do CEFR (Common European Framework of Reference for Languages) e é projetado para alunos que têm um conhecimento próximo da fluência nativa em inglês e são capazes de se comunicar de forma sofisticada e precisa sobre uma ampla gama de tópicos, tanto falando quanto escrevendo.
Em termos de compreensão auditiva, um aluno de nível C2 é capaz de entender quase tudo que é falado em inglês, incluindo discursos complexos, técnicos ou abstratos, mesmo quando apresentados a velocidades nativas ou com sotaques regionais.
Na expressão oral, um aluno de nível C2 é capaz de se comunicar com fluência e precisão em qualquer situação, seja social ou profissional. Eles são capazes de fazer apresentações complexas, defender pontos de vista de forma persuasiva e expressar opiniões com nuances sutis.
Na compreensão de leitura, um aluno de nível C2 é capaz de ler e entender qualquer tipo de texto em inglês, incluindo textos técnicos e acadêmicos, e podem entender as nuances de significado em textos literários.
Em suma, o nível C2 é o nível mais alto de fluência em inglês. Os alunos que alcançam esse nível são capazes de se comunicar de forma sofisticada e precisa sobre uma ampla gama de tópicos, e podem entender e produzir mensagens complexas em inglês com fluência, precisão e sutileza. Alunos de nível C2 são considerados falantes nativos de inglês ou próximos a eles em termos de fluência e capacidade linguística.