Uma das perguntas que mais recebemos é: "Você acha que é melhor eu fazer aulas em grupo ou particulares?" Na verdade, o que precisamos nos perguntar - como alunos - é "Como aprendemos melhor?"
Cada um de nós temos uma maneira diferente de encarar o aprendizado - seja ele de qualquer assunto - pois nós somos seres únicos. Seria muito inadequado dizer que existe um "melhor jeito" de fazer certa coisa.
Precisamos observar como nos sentimos nos momentos de aprendizagem, por exemplo:
Quando você está em grupo, você gosta de trocar ideias com outras pessoas?
Quando você está em grupo, você participa ativamente das discussões e dinâmicas, ou você fica mais quieto e com vergonha de participar?
Quando você termina uma aula em grupo, você está animado e feliz, ou exausto?
Geralmente, alunos com experiências não tão positivas no aprendizado, ou mesmo alunos mais introvertidos, preferem ter aulas particulares. Desta maneira, eles poderão participar mais ativamente das atividades, sem o receio de ficar com vergonha. Alunos mais introvertidos também preferem "take their time", ou seja, levar o tempo que for necessário - seja mais rápido ou devagar - para concentrar-se nas atividades propostas.
Por isso, no aprendizado de um segundo idioma, como inglês ou espanhol, precisamos conhecer melhor como nós "funcionamos", assim, será mais facil escolher. E você, depois de refletir sobre estas questões, prefere ter aulas em grupo ou particulares?